terça-feira, 26 de junho de 2012

Os investimentos do Estado em educação

As universidades do Brasil vêm evoluindo co os tempo, integrando programas para facilitar a entrada de alunos nas universidades privadas e públicas, abrindo portas para todas as pessoas. Alguns desses programas como o ProUni, UAB e EAD oportunizam pessoas de qualquer parte do Brasil e de qualquer classe social a estarem estudando em universidades em que desejarem.
O ProUni e UAB disponibilizam bolsas para pessoas que não teriam condições de bancar com os custos de uma faculdade privada ou pública. Esses dois programas são ótimos para ingressar a entrada de alunos que tem o sonho de se formar naquilo que sempre sonharam, tornando dessa forma o sonho dessas pessoas em realidade. Tanto que hoje são milhares de alunos estudando em diversas universidades do Brasil que antes eles não teriam essas mesmas condições.
O EAD também é uma ótima oportunidade de alunos ingressarem em universidades a distância, facilitando a vida dessas pessoas em questão de deslocamento para as universidades e tornando possíveis seus estudos. Facilitando de fato os ensinos para essas pessoas, mesmo que sendo pela internet.
Porém outro programa criado nas universidades provocou mudanças no ingresso de alguns estudantes nas universidades e provocando também opiniões diversas, trata-se das “Cotas para negros”. Pessoalmente, acredito que essas cotas não deveriam ser feitas por alguns motivos. Primeiramente, pois com a criação dessas cotas os negros acabam se beneficiando. Segundo porque separando cotas para pessoas de uma raça específica acaba mostrando que a divisão entre raças, o que não deveria existir. E terceiro porque separando cotas para negros acaba deixando ainda mais claro a existência do preconceito no nosso país, pois negros não são diferentes de ninguém, não merecem nem a mais nem a menos que qualquer um, a dedicação de um aluno cabe a ele mesmo e não a sua raça.
Portanto, com o passar dos anos o Brasil evoluiu em questão da entrada de pessoas nas universidades, facilitando em todos os aspectos, com bolsas e educação a distância, dessa forma qualquer pessoa, independente de classe social é capaz de ingressar em uma universidade, e ter seus estudos concluídos. Até a criação de cotas para negros foi uma forma para a melhor entrada de pessoas negras nas universidades, não havendo desigualdades nas universidades, mesmo eu pensando de forma diferente que isso não deveria existir, mas o que o governo criou infelizmente não somos nós que decidimos se é certo ou não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário